O colesterol e os triglicérides estão entre os lípides biologicamente mais relevantes do ponto de vista fisiológico e clínico.
O colesterol, principal lipídeo associado a doença vascular aterosclerótica, é precursor dos hormônios esteroides, dos ácidos biliares e da vitamina D e, como constituinte das membranas celulares, atua na fluidez destas e na ativação de enzimas aí situadas. Seu metabolismo ocorre no fígado, sendo transportado no sangue por lipoproteínas.
As lipoproteínas permitem a solubilização e o transporte dos lípides no meio aquoso plasmático.
São compostas por lípides e proteínas denominadas apolipoproteínas. As lipoproteínas de densidade muito baixa (VLDL) são ricas em TG, e as lipoproteínas de densidade baixa (LDL) e de densidade alta (HDL) são ricas em colesterol. Existe ainda uma classe de lipoproteínas de densidade intermediária (IDL) e a lipoproteína (a), que resulta da ligação covalente de uma partícula de LDL à apo (a).
A dosagem do Colesterol Total (CT) com a finalidade de avaliar o risco cardiovascular (CV) é recomendada pelos programas de rastreamento populacional, mas este método pode fornecer dados enganosos em algumas situações. Isto ocorre especialmente em mulheres, que frequentemente apresentam níveis elevados de HDL-Colesterol (HDL), e em indivíduos com diabetes ou síndrome metabólica, que muitas vezes evoluem com níveis baixos de HDL.
Portanto, para avaliação adequada do risco CV, devem ser realizadas também as dosagens de HDL e LDL-Colesterol (LDL).

DOENÇAS RELACIONADAS
Doença vascular aterosclerótica, Síndrome nefrótica, Doença cardíaca

Orientações

Preparo

Jejum recomendável de 12 horas.

É recomendável a abstinência de álcool 72 horas antes da coleta, pois o álcool, qualquer tipo ou quantidade, pode interferir no exame.