A deficiência ou ausência da enzima lactase causa a chamada intolerância à lactose, caracterizada pela incapacidade de digerir a lactose.

A intolerância à lactose é caracterizada por náuseas, dores abdominais, desconforto, gases, diarreia ácida e abundante. A severidade dos sintomas pode variar, depende da quantidade ingerida e da quantidade de lactose que cada pessoa pode tolerar. 

A intolerância pode ser causada por diferentes mecanismos como a deficiência congênita na produção de lactase: o organismo não produz a enzima, diminuição enzimática secundária a doenças intestinais: ocorre geralmente em crianças menores de 1 ano devido a morte das células da mucosa intestinal, que são produtoras da lactase, devido a diarreia persistente. Este é um caso de tolerância temporária, pois as células são repostas pelo organismo e assim o corpo volta a produzir a lactase, deficiência primária ou ontogenética: tipo mais comum de intolerância. É devido à diminuição natural da produção de lactase. 

DOENÇAS RELACIONADAS
Intolerância à lactose, Gastroenterite

 

Orientações

Preparo

  • Jejum:  Até 3 anos de idade jejum mínimo necessário de 3 horas. De 3 a 5 anos de idade jejum mínimo necessário de 4 horas. Acima de 5 anos de idade jejum mínimo necessário de 8 horas.
  • Bebida alcoólica: A abstinência é desejável nas 24 horas que antecedem o teste.
  • O cliente não deve realizar esforço físico no dia do exame, antes da coleta e 24 horas após o exame.
  • Este teste é recomendado para crianças a partir dos 3 anos de idade.
  • Para crianças entre 3 e 7 anos, o responsável pelo menor deve ser informado que nesta faixa etária o exame pode ser de realização mais difícil, pois exige colaboração da criança. Caso o menor não consiga ingerir a solução de lactose, apresente vômitos ou não colabore com os procedimentos de coleta de sangue o exame será suspenso, pois o resultado do teste nessas condições pode ser inconclusivo.